Humpback whale off Brazil
12th de Dezembro de 2020.
O nono workshop da Força-Tarefa de Áreas Protegidas de Mamíferos Marinhos da IUCN – União Mundial para a Conservação concluiu uma semana intensiva em Praia do Forte, Brasil, com a identificação de 36 novas candidaturas de Áreas Importantes para Mamíferos Marinhos, ou cIMMAs.
Participaram do workshop 31 cientistas especialistas em grandes baleias, golfinhos e botos, pinípedes (focas e leões-marinhos) e sirênios (peixes-boi) do Atlântico Sul Ocidental.
O Oceano Atlântico Sudoeste, que representa quase um quarto do Oceano Atlântico, apresenta populações substanciais de baleias francas austrais, além de baleias jubarte e outras que migram desde a Antártida. Existem espécies endêmicas da região, incluindo os Golfinhos de Commerson, a toninha e o boto-cinza. O peixe-boi marinho é encontrado ao longo da costa das Guianas, norte e nordeste do Brasil. Os habitats famosos desta região para mamíferos marinhos incluem as águas ao redor da Península Valdés, na Patagônia; o Estreito de Magalhães; o Banco dos Abrolhos e as ilhas de Fernando de Noronha, no nordeste do Brasil.
As IMMAs são definidas como porções discretas de habitat, importantes para espécies de mamíferos marinhos, que têm potencial para serem delineadas e manejadas para conservação. IMMAs são identificados para priorizar sua consideração para medidas de conservação por governos, organizações intergovernamentais, grupos de conservação e público em geral.
O grupo começou com 112 áreas preliminares de interesse (pAoI), cada uma das quais teve que ser examinada em detalhes antes de ser considerada para uma proposta de cIMMA. Além das 36 novas IMMAs candidatas, seis áreas de interesse (AoI) também foram apontadas pelos especialistas como sendo úteis para avançar.
Após o workshop, o Secretariado da Força-Tarefa da IMMA, que orientou os cientistas na preparação de IMMAs candidatas, enviará as novas cIMMAs para revisão científica independente. A decisão final sobre aquelas que foram aceitas para o status de IMMA aceita é esperada para maio de 2023 e, em seguida, as IMMAs finais se juntarão às 209 IMMAs existentes dos oceanos Pacífico Sul, Índico e Austral, bem como dos mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, no e-Atlas da Força-Tarefa das IMMAs.
O workshop foi organizado pelo Instituto Baleia Jubarte e financiado pela International Climate Initiative (IKI) do Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) como parte da Global Ocean Biodiversity Initiative (GOBI). Apoio adicional veio de nossos parceiros Tethys Research Institute, Whale and Dolphin Conservation e OceanCare.
Para obter informações básicas, consulte https://marinemammalhabitat.org
Para mais informações e fotos da história, entre em contato com os copresidentes da Força-Tarefa:
- Erich Hoyt (bolsista de pesquisa, conservação de baleias e golfinhos): erich.hoyt@imma-network.org
- Giuseppe Notarbartolo di Sciara (Fundador, Tethys Research Institute): disciara@imma-network.org
- No Brasil: José Truda Palazzo, Jr., Instituto Baleia Jubarte: jose.truda@baleiajubarrte.org.br
Southern right whales off southeastern Brazil
Guiana dolphins along the coast of NE South America